Pages

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

250 detentos participam de batismo coletivo no Mato Grosso


Para diretor de penitenciária, religião é ótima opção para mudar de vida

O batismo faz parte das atividades natalinas do presídio.

O período natalino nas unidades prisionais de Mato Grosso será marcado por atividades religiosas. Na manhã desta sexta-feira que antecedeu o natal, por exemplo, de acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), 250 detentos foram batizados na Penitenciária Central do Estado, antigo presídio do Pascoal Ramos, em Cuiabá.
O diretor da unidade, Pedro Pio, disse a reportagem que os presos escolheram a data próximo ao Natal para fazer o batismo dos novos convertidos pelo evangelismo. "Nós autorizamos a realização do batismo e disponibilizamos a piscina para a celebração", afirmou. Segundo ele, será permitida a entrada de pastores e membros das igrejas no batismo que deve iniciar pela manhã e encerrar ao meio-dia.
Para ele, a conversão religiosa dos detentos pode ser vista como uma boa alternativa para o processo de ressocialização, além do que as famílias ficam mais aliviadas. O diretor lembrou que tem casos de reeducandos que foram detidos por cometer crimes bárbaros e depois se tornam evangélicos. "Chega a um determinado momento em que eles não aguentam mais e querem uma outra opção de vida. A religião e a educação no interior da unidade estão entre as melhores delas", avaliou.
Já no sábado e domingo, nos dias 24 e 25, respectivamente, houve confraternização durante todo o dia no Centro de Ressocialização de Cuiabá, no bairro Carumbé, entre os detentos evangélicos. A assessoria de imprensa da Sejudh informou que pelo menos 70% dos reeducandos, o que corresponde a aproximadamente 500 presos, deverão participar das atividades de cunho religioso.
No entanto, a alimentação fornecida aos presidiários não será diferenciada nesse dia. Ainda conforme a secretaria, a maioria das seis penitenciárias e 54 cadeias públicas do estado deverá promover algum tipo de comemoração natalina, embora nesta semana os reeducandos já tenham participado de uma confraternização para festejar o final do ano, como de costume.
Fonte: G1

0 palpites: