Agosto de 1993: 21 inocentes foram barbaramente assassinados numa das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro. Dentre eles, oito evangélicos da mesma família. A chacina de Vigário Geral ganhou as manchetes de todo o mundo e ainda hoje ecoa. Mas, apesar de todo o sofrimento, a sociedade reagiu, voluntários se mobilizaram com ousadia para transformar essa história de dor em esperança. Agora, 18 anos depois, mais um ato desafiador: a cantora Fernanda Brum grava o DVD Glória In Rio – o primeiro gospel dentro de uma comunidade não pacificada. Será neste sábado, 7 de maio, às 19h30, na Praça Tropicalismo, no Centro Cultural Waly Salomão – AfroReggae. Uma realização da MK Music. Entrada franca.
O projeto, que tem direção artística de Marina de Oliveira, realmente é ousado e desafiador: se adaptar ao local e suas necessidades estruturais; deslocar equipes de áudio, vídeo, luz e produção e transformar a gravação em mais do que um registro audiovisual, mas, sim, em um ato profético. “O DVD Glória In Rio tem a proposta de alcançar a todos com a mensagem do evangelho e trazer desagravo a uma comunidade guerreira que já sofreu muito com a chacina, mas que ainda batalha por justiça social. Me junto às igrejas locais que tem desempenhado um papel espiritual indispensável a nós”, justifica a cantora, que é uma das mais queridas e populares da música gospel no Brasil, com mais de 5 milhões de CDs/DVDs vendidos.
Glória, o mais recente CD de Fernanda Brum – que já é Disco de Platina – é a base o repertório do DVD Glória In Rio, que trará 16 faixas. Algumas regravações estão planejadas, mas essa parte é surpresa. Mas, os convidados especiais, não: Kleber Lucas, Jairo Bonfim, Pregador Lu, coral RenovaSoul e Afrolata, claro. A produção musical é de Emerson Pinheiro. “O Afroreggae tem sido um facilitador e amplificador do evangelho. Me sinto muito honrada e feliz em poder contar com o apoio desses importantes amigos do evangelho”, pontua Fernanda Brum. Por isso, será uma noite de convergência, com as diferenças deixadas de lado e todos juntos clamando por restauração e paz.
POR QUE GLÓRIA IN RIO EM VIGÁRIO GERAL? MAS, POR QUE NÃO?
Nada foi planejado humanamente. Poderíamos dizer que se trata de uma grande coincidência. Mas, quem disse que existe acaso nos planos de Deus? Fernanda Brum – que tem paixão por tambores e percussão – visitou o AfroReggae, em Vigário Geral, no início deste ano para conhecer o grupo Afrolata, formado por jovens e adolescentes da comunidade. E o intuito era de convidá-lo para participar da gravação de seu DVD, que ainda estava com locação indefinida. Mas, da visita, a sugestão para gravar o Glória In Rio no coração de Vigário. A MK Music topou na hora mais esse desafio. Afinal, a glória de Deus traz transformação, restauração e paz!
“A comunidade foi maravilhosa. Fui recebida como uma princesa, com muito carinho. E, na verdade, os príncipes são eles. A comunidade me abraçou literalmente. E aquilo foi uma grande realização pra mim. Estar com a comunidade hoje é uma das minhas maiores alegrias. Não apenas ministeriais, mas uma das minhas alegrias pessoais”, conta Fernanda Brum. Mas os laços da cantora, que ‘sempre foi do asfalto’, com as comunidades não param por aí, não: “Vigário Geral apareceu na minha vida ainda na minha infância. Morei na Estrada de Vigário Geral. Que hoje é a atual Aníbal Porto.”
Tem um outro detalhe interessante nessa conexão. O primeiro CD de Fernanda Brum, Meu Bem Maior, foi gravado no antigo estúdio do produtor musical e marido da cantora, Emerson Pinheiro, que funcionava no Juramento. “Apesar de eu nunca ter morado numa comunidade, sempre tive uma entrada, como em Acari, por causa da minha mãe”, explica. Portanto, a gravação de Glória In Rio em Vigário Geral, não é por acaso. “As comunidades devem ser o primeiro quadro a ser mostrado na janela do Rio de Janeiro”, defende.
O AfroReggae colocou à disposição da MK Music sua equipe para viabilizar a integração. O grupo, fundado há 18 anos, tem um papel importante e significativo nas comunidades do Rio de Janeiro. Ele investe no potencial de jovens das favelas, levando educação, cultura e arte a territórios marcados pela violência policial e pelo narcotráfico. Seus objetivos caminham com o papel que a Igreja também desenvolve na sociedade. Mais uma prova de que nada é por acaso. Definitivamente, a gravação do DVD Glória In Rio entrará para a história.