Pages

sábado, 10 de março de 2012

Cientistas encontram vestígios da ressurreição de Cristo


Um grupo de pesquisadores e especialistas em assuntos religiosos apresentou em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), as conclusões de um estudo que mostra indícios da ressurreição de Jesus Cristo. O ponto de partida para a pesquisa é um túmulo encontrado em Jerusalém há 30 anos. Ele foi descoberto em 1981, durante as obras de construção de um prédio no bairro de Talpiot, situado a menos de 4 quilômetros da antiga Jerusalém. Um ano antes, no mesmo lugar, havia sido encontrada uma sepultura que muitos acreditam ser de Jesus e sua família.
O professor James Tabor, diretor do Departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e um dos responsáveis pela pesquisa, junto com o professor de arqueologia Rami Arav, da Universidade de Nebraska, e o cineasta canadense de origem judaica Simcha Jacobovici, conseguiu uma permissão da Autoridade de Antiguidades de Israel para escavar o local entre 2009 e 2010.  
A pesquisa, realizada com uma equipe de câmeras de alta tecnologia, descobriu uma inscrição grega que faz referência à ressurreição de Jesus. O professor Tabor diz que essa prova pode ter sido realizada “por alguns dos primeiros seguidores de Jesus”. Além disso, é possível ver em uma das ossadas encontradas, que os especialistas situam em torno do ano 60 d.C. (depois de Cristo), a imagem de um grande peixe com uma figura humana na boca, que, de acordo com os pesquisadores, seria uma representação que remete à passagem bíblica do profeta Jonas. “Até agora me parecia impossível que tivessem aparecido túmulos desse tempo com provas confiáveis da ressurreição de Jesus ou com imagens do profeta Jonas, mas essas evidências são claras”, afirmou Tabor à Agência Efe.
O professor reconhece que as conclusões são “controversas” e que vão causar certo repúdio entre os “fundamentalistas religiosos”, enquanto outros acadêmicos seguirão duvidando das evidências arqueológicas da cristandade:  “Nossa equipe se aproximou do túmulo com certa incredulidade, mas os indícios que encontramos são tão evidentes que nos obrigaram a revisar todas as nossas presunções anteriores.” O pesquisador acaba de publicar o livro “The Jesus Discovery”, com todas as conclusões da pesquisa.

Essa mesma equipe de pesquisadores participou anteriormente do documentário “O Túmulo Secreto de Jesus”, produzido pelo cineasta James Cameron. Na obra, os arqueólogos apresentam dez caixões que asseguram pertencer à família de Cristo.
Arcauniversal

0 palpites: