Pages

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Balanço do Carnaval 2012

Com status e investimento a nível de Copa do Mundo, o canaval é o maior prejuízo brasileiro. Todo ano a história se repete, confira o texto do jornalista Flávio Dias:


Olha só, um índice positivo no Carnaval de 2012. O número de mortes em acidentes de trânsitos foi menor se comparado ao ano passado somente nas rodovias federais . Em 2012 foram 122 mortes, em 2011, 135 mortes.

Alguém ainda acha que é vantajoso apoiar uma festa dessa? Onde famílias inteiras são destruídas por bêbados de plantão que não tem se quer um pingo de prudência na hora de pegar o volante? Do aumento de abortos que são feitos após umas das festas mais populosas do mundo? Por pessoas de todos os níveis que não tem a capacidade de se proteger na hora do sexo ilícito?

Da segurança reforçada para proteger multidões e pessoas da alta sociedade que ficam fechadas em seus camarotes Vips, enquanto há um aumento significativo de assaltos em todas regiões de cidades de grande e pequenos portes?

De parcelas significativas do dinheiro público destinadas a tradicionais escolas de samba que gastam rios de dinheiro para mostrar fantasias e carros alegóricos que em apenas alguns minutos se mostram na Avenida que ao meu ver não tem serventia nenhuma para a população como um todo?

 







"É hora de acordar e rever o que é de mais importante para o avanço geral do Brasil como um todo".











Será que se todo esse dinheiro fosse revertido para a educação brasileira, talvez nosso país não estivesse melhor, investindo em longo prazo em crianças que em breve poderia se tornar excelentes profissionais para nosso país?

"É hora de acordar e rever o que é de mais importante para o avanço geral do Brasil como um todo".

Texto: Flávio Dias
Jornalista da Igreja Batista Imperial -Campo Grande / MS

Números Positivos, outro Lado da História

Não há como negar e nem se surpreender com a beleza e organização monumental do desfile das Escolas de Samba de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente a do Rio, da qual vou me referir neste texto. As cores, a música, o clima de festa realmente tudo isso é muito contagiante e empolgador. 

Fora do país somos lembrados como um povo festeiro e acolhedor, um povo privilegiado por aproveitar tantas belezas naturais e é claro, sediar a maior festa popular do mundo. Sempre que temos a oportunidade de conversar com um estrangeiro não demora muito para ele nos perguntar sobre o Carnaval.

O Carnaval do Rio equivale a uma Copa do Mundo. Em 2012, a Riotur prevê que a cidade receba 850 mil turistas, sendo 250 mil estrangeiros. Mas esta previsão pôde ser superada já que, no ano passado, foram estimados 740 mil visitantes e chegaram ao Rio um milhão de turistas. Eles vão gerar mais de R$ 700 milhões em receita. A Riotur (responsável pelo turismo) estima R$ 1,2 bilhão. Os setores mais beneficiados são o de transporte (32% dos gastos), alimentação e bebidas (29%) e de eventos e compras (29%). 







"As cores, a música, o clima de festa realmente tudo isso é muito contagiante e empolgador, muitos jovens só enxergam este lado do carnaval". 





O Brasil realmente pára pra ver a festa rolar e paga para ela acontecer. Até dizem que o ano brasileiro só começa quando finda o carnaval. O alto investimento, e pior, dinheiro público não supera os ganhos e lucros que se têm com turistas.

Mesmo que o balanço positivo fosse real e o país saísse ganhado financeiramente , será que compensa? Como disse Flávio Dias, muitas famílias estão sendo destruídas e com elas o sonho de Deus. Aqui chegamos ao ponto mais importante da discussão cristã em torno do Carnaval.

Heverton Arguelho
Jornalista e Ministro de Louvor



0 palpites: