Pages

terça-feira, 21 de junho de 2011

Marcelo Aguiar é vice-presidente de Frente de Combate ao Bullying




Deputados e senadores lançaram, nesta quarta-feira (08/06) a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Bullying e Outras Formas de Violências, no Senado Federal. A Frente tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o real significado desse fenômeno e acompanhar e fiscalizar os programas e políticas governamentais direcionados ao enfrentamento do problema. O deputado federal Marcelo Aguiar (PSC/SP), autor de uma proposta que cria programa de combate ao bullying, é o 1º vice-presidente da Frente e participou do evento de lançamento que reuniu centenas de alunos de escolas públicas do DF, parlamentares, lideranças e até o jovem Carlos Mateus de Souza, sobrevivente da tragédia de Realengo, no Rio de Janeiro.


“É muito importante termos um espaço de discussão de políticas públicas para impedir que essa violência continue. Agora trabalharemos juntos para aprovar os projetos que tramitam na Casa e construir políticas públicas eficientes no combate ao bullying”, explicou Marcelo. Durante o lançamento, o presidente da Frente, Roberto de Lucena (PV/SP), afirmou que o grupo analisará a aplicabilidade e execução das políticas públicas e promoverá debates, simpósios, seminários e eventos sobre o tema divulgando seus resultados.
Uma das primeiras atividades já realizadas foi o mapeamento de todas as iniciativas e proposições legislativas sobre o tema que tramitam na Câmara e no Senado, para um efetivo acompanhamento. As informações estão postadas no site da frente (www.todoscontraobulliying.com.br).
O evento de lançamento foi realizado no auditório Petrônio Portela, no Senado, e foi marcado pelo discurso coerente de Mateus, um dos sobreviventes do massacre na escola Tasso da Silveira, em Realengo. "Eu sou vítima de bullying na minha escola, mas não quero virar um monstro, não faço igual. O Wellington (assassino de 12 alunos da escola) foi muito zuado e virou um assassino. Não pratique o bullying só porque você foi vítima deixa isso para lá", aconselhou o jovem, que foi muito apaludido. 
A Frente homenageou pessoas que se destacaram no combate ao bullying, entre elas o procurador da República Guilherme Schelb e o promotor de Justiça de Minas Gerais Lélio Braga, autor de livros e palestras sobre o assunto. Ao receber a homenagem, Lélio elogiou a iniciativa de formação da Frente: "Como membro do Ministério Público, afirmo que estou muito lisonjeado de estar aqui hoje, nesse momento de virada na luta brasileira contra o bullying, que é o lançamento dessa Frente". Para o promotor, o cyberbullying é ainda mais preocupante que o bullying nas escolas e a Frente também tratará desse tema.

0 palpites: