Pages

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti paga por fazer pacto com Diabo, diz evangelista


Pat Robertson é conhecido pelas suas visões polêmicas. Televangelista cristão, um dos mais mediáticos nos Estados Unidos, teve mais uma tirada infeliz que suplantou as expectativas dos mais pessimistas.

No programa "700 Club", do canal Christian Broadcasting Network (CBN), Robertson comentou a tragédia no Haiti de forma inesperada.

"Algo aconteceu há muito tempo no Haiti e as pessoas talvez não queriam falar sobre isso". O evangelista contou que o país fez um pacto com o Diabo na época de Napoleão III, quando estava sobre o domínio francês. Disseram: Vamos servi-lo se nos libertar do Príncipe":

"É uma história verdadeira. E o diabo disse: "Ok, está combinado". E os franceses foram expulsos. Os haitianos revoltaram-se e conseguiram libertar-se. Mas, desde então, foram amaldiçoados com coisas atrás de coisas", completa.

Um porta-voz da CBN, Chris Roslan, emtiu, entretanto, um esclarecimento sobre estas declarações. "Os seus comentários foram baseados numa ampla discussão sobre a rebelião de escravos de 1791, liderada por Boukman Dutty, em que os escravos alegadamente teriam feito um pacto com o diabo para se livrarem dos franceses", frisou, considerando que se trata de um assunto que tem gerado grandes discussões entre especialistas ao longo dos séculos.

"O Dr. Robertson nunca disse que o sismo era resultado da raiva de Deus", vincou, acrescentando que na totalidade do vídeo, o televangelista chega a pedir para se orar pelos haitianos.

Num texto publicado no "The Huffington Post", o jornalista Michael Rowe não esconde a sua incredulidade. "Haiti foi o local da única revolução escrava de sucesso na história da humanidade", recorda, apontando o dedo a Pat Robertson: "Enquanto mulheres gritam perante as crianças mortas, Pat Robertson preocupava-se em contar uma história sobre o facto dos haitianos estarem a sofrer uma dor inimaginável e desespero porque fizeram um pacto com o Diabo quando queria ser libertados por vocês sabe, Napoleão III ou qualquer coisa assim".

Rowe considera que deve haver um diálogo nos Estados Unidos sobre o lado «cáustico» da religião, que se torna fanática, frisou, dizendo não acreditar que os milhões de seguidores do televangelista deixem de ajudar o Haiti por causa deste tipo de comentários.

É importante salientar, que o Haiti é o maior praticante de VODU. A prática faz parte da magia negra, isto é, contra as leis bíblicas.


PAT ROBERTSON


Marion Gordon "Pat" Robertson nasceu em 22 de março de 1930, pastor pentecostal, advogado e ex-candidato à presidência da República dos Estados Unidos. Apresenta o programa Clube 700, fundou a rede de televisão TBN, Christian Broadcasting Network e a Christian Coalization, organização destinada a influenciar a política norte-americana. Também é um filantropo, por ter criado a Operação Bênção, que ajudou refugiados de Ruanda.

Pat Robertson também é conhecido por afirmações polêmicas sobre vários temas, como, por exemplo, ter dito que Hugo Chávez deve ser assassinado.


CLUBE 700

O programa 700 Club (O Clube 700, no Brasil é veiculado pela Rede 21) recebeu esse nome porque Robertson conseguiu reunir 700 empresários para financiar o programa. Desde então passou a ser um programa religioso. Após as eleições de 1988 passou a ser mais do que um programa religioso. Robertson passou a fazer mais frequentemente comentários políticos. Entre as afirmações feitas estão a de que Jesus voltaria em 1982.

O verbo adaptado

0 palpites: